Na manhã desta quarta-feira, 27, o deputado estadual Zezinho Sobral (PODE) usou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para defender a permanência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Na Tribuna, o deputado criticou o fechamento do Conselho e destacou a importância na elaboração de políticas públicas visando a segurança alimentar da população.
Ainda nesta quarta, entidades e movimentos sociais da defesa da alimentação de qualidade promoveram um banquetaço em diversas cidades do país contra a extinção do Consea, definida pela Medida Provisória 870. Na capital sergipana, o ato ocorreu na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju.
O tema foi trazido à plenária primeiramente pelo deputado Iran Barbosa (PT) e Zezinho Sobral complementou ao relembrar de sua passagem como secretário de Estado da Inclusão e Assistência Social, onde existe o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. “Pensar na segurança alimentar e nutricional é considerar o direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. O fechamento deste instrumento desconsidera a importância do serviço no combate à fome e também ao sobrepeso”, disse.
Para o líder do governo na Alese, o Consea é responsável por trazer à tona discussões sobre o modelo de produção e consumo de alimentos no país, além de quebrar paradigmas. “Hoje, discutimos a qualidade dos alimentos e a forma como são produzidos. Os Conselhos promovem contato direto entre o produtor rural e o consumidor, por meio de feiras da agricultura familiar, que oferecem produtos orgânicos e saudáveis”, enfatizou Zezinho Sobral.
Ascom Deputado Zezinho Sobral
ascomzezinhosobral@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário