Zezinho Sobral parabeniza Associação dos Engenheiros Agrônomos pelos 70 anos


A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) completou 70 anos no dia 05 de julho. Importante entidade na defesa do profissional, da agronomia e da agricultura sergipana, a AEASE desempenha um importante papel no fortalecimento das ações de desenvolvimento das políticas agrícolas de Sergipe. Engenheiro agrônomo de formação, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) parabeniza a associação e destaca sua importância ao longo das décadas.

“A AEASE é uma associação que tenho profundo respeito. Ela defende a categoria profissional, promove ações de aprimoramento dos conhecimentos e contribui significativamente para o avanço da atividade agrosilvopastoril de Sergipe. Sou engenheiro agrônomo e sei o quanto essa entidade nos representa”, afirma Zezinho Sobral.

O deputado relembra que o seu mandato defende a bandeira da agricultura e da agronomia em Sergipe. "Estamos sempre à disposição da AEASE para discutir pautas, elaborar projetos que protejam e potencializem a nossa agropecuária, a agricultura, o meio ambiente e toda cadeia produtiva”.

Ainda na opinião de Zezinho Sobral, a AEASE fortalece a agropecuária, setor fundamental para manter a balança comercial positiva. Ele destaca que o setor agropecuário desempenha a função de equilibrar a economia e dá sustentação ao Brasil.

Segundo estatísticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), divulgadas em boletins de indicadores do agronegócio Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), ‘as exportações do agronegócio registraram valor recorde em maio de 2020. O valor respondeu por 61% do total exportado pelo Brasil’. Dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia apontam que o Brasil registrou um superávit comercial de US$ 7.5 bilhões em junho de 2020, um aumento de 25,6% em relação ao mesmo período do ano passado, um resultado considerado como recorde histórico. Em junho, as exportações agrícolas cresceram 29,7%, em relação ao mesmo mês de 2019.

Em Sergipe, estima-se a produção de 800 mil toneladas de milho para 2020. A previsão da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (FAESE) é que o Valor Bruto de Produção (VBP) do milho será de R$ 540 milhões para este ano, um dos maiores índices.

“A nossa agricultura, a agropecuária e a atividade agrosilvopastoril continuam alavancando o país. No momento de pandemia, a agricultura brasileira continua batendo recordes de produção, abrindo espaço para a venda. Sergipe teve a redução de 2% da alíquota do ICMS do milho para a exportação e o Governo Federal deu, recentemente, a isenção do ICMS da exportação do milho safrinha, que vai ser plantado agora”, pontuou.

História



A Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe foi fundada em 05 de julho de 1950 com nome inicial de Associação Sergipana de Agronomia (ASA), com a finalidade de representar os engenheiros agrônomos sergipanos, valorizar o profissional, contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura de Sergipe.

Atualmente, tem como presidente o engenheiro agrônomo Fernando Andrade e, como vice-presidente, o engenheiro agrônomo Haroldo Filho.

“Parabenizo a todos que fazem a AEASE acontecer, sempre defendendo todas as gerações de engenheiros agrônomos e contribuindo para o crescimento da nossa agropecuária”, comemorou o deputado Zezinho Sobral.

Ascom Deputado Zezinho Sobral

ascomzezinhosobral@gmail.com

Foto: Arquivo/Ascom Zezinho Sobral

📲  Zezinho Sobral nas Redes Sociais:

Instagram: @zezinhosobralsergipe/
Facebook: /zezinhosobralse
Twitter: @zezinhosobralse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages