Secretário Zezinho Sobral conheceu infraestrutura que compõe Parque Tecnológico da Seduc que integra escolas e diretorias nos 75 municípios
Com o objetivo de agregar as ações voltadas ao fortalecimento do ensino em Sergipe, o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, vem cumprindo uma série de agendas de diálogo e de integração com todos os setores estratégicos da pasta. Na quinta-feira, 12, o gestor esteve reunido com a Assessoria de Tecnologia e Informática (Astin) para dialogar com os profissionais e conhecer os sistemas de soluções de infraestrutura tecnológica que possibilitam engajar com alunos, professores, diretores e toda a comunidade escolar.
O gestor conheceu todos os sistemas que compõem a Tecnologia de Informação e Segurança de Dados da Educação e garantem segurança, alto desempenho e aprimoramento diário de todos os processos internos e externos do Parque Tecnológico.
“Este é um setor que cuida da tecnologia, do desenvolvimento de redes, do monitoramento e da segurança de dados da Seduc. São mais de 176 mil alunos, em 319 escolas em todo o estado, em dez Diretorias Regionais (além da capital), todas conectadas por essa estrutura que é referência. Essas ações de tecnologia e modernização continuarão se expandindo cada vez mais para garantir avanços aos professores, diretores, e que nossos estudantes sejam sempre inseridos num aprendizado dinâmico e qualificado”, afirmou Zezinho Sobral.
Tecnologia de ponta
O gestor verificou os sistemas do Parque Tecnológico que promovem conectividade entre todas as escolas da Rede Estadual. Recentemente, foi inaugurado o Data Center da Secretaria de Estado da Educação, o primeiro do Nordeste com tecnologia de ponta para atender todas as demandas educacionais, a exemplo de acesso a sistemas como matricula e diário eletrônico.
“Todo sistema informatizado da Secretaria de Estado da Educação está hospedado no Data Center. Tudo é desenvolvido pela equipe da casa: desenvolvedor, técnico de suporte, analista de suporte, analista de banco de dados, analista de processos, analista de dados, diário eletrônico, matrícula on-line, segurança de dados, formação de sistemas, programa para acompanhamento das escolas, disponibilidade de hora aula, necessidade de novos professores, de novas turmas, a integração do sistema em cada Diretoria Regional e em cada unidade de ensino. São investimentos que foram feitos e refletirão positivamente dia a dia de toda rede de ensino”, reforça o secretário.
De acordo com o assessor de Tecnologia e Informática da Seduc, Breno Carmo, a presença do secretário Zezinho Sobral para conhecer a estrutura de tecnologia de informação da pasta mostrou o compromisso da gestão em fortalecer as ações para garantir conectividade nas escolas e das diretorias estaduais.
“Mostramos todas as estruturas operacionais e de tecnologia responsáveis pelo serviço de ponta da educação. O Data Center é avançado e permite todas as condições de armazenamento de dados para oferecer toda segurança de dados e garantia de acesso à utilização da tecnologia de informática pelos alunos, professores e comunidade escolar”, pontuou Breno.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação e Cultura
Fotos: Maria Odília
Nenhum comentário:
Postar um comentário