Com 803 alunos matriculados, a unidade escolar passou por total reforma para garantir mais conforto e qualidade no ensino
Escola nova, reformada e ampla estimula o aprendizado, agrega muito valor à comunidade e fortalece o sentimento de pertencimento. Como parte dos investimentos em obras estruturantes para a qualificação da Rede Pública Estadual de Ensino, o Governo de Sergipe entrega mais uma escola totalmente reformada em Aracaju: o Colégio Estadual General Siqueira, localizado em um bairro estratégico da capital, o Siqueira Campos. Foram investidos R$ 1.889.463,90 na modernização e ampliação do prédio com concepção da obra feita pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe (Cehop) e execução da Construtora SOL e Empreendimentos LTDA - EPP.
Com 803 alunos matriculados (censo 2023), a unidade escolar passou por total reforma para garantir mais conforto e qualidade no ensino, além de intervir na estrutura da quadra de esportes e construção de área de lazer, tornando-a mais moderna, acessível e multifuncional. Com a ampliação e a modernização da unidade escolar, aumenta a capacidade de oferta da matrícula e torna a unidade estratégica na educação do bairro carinhosamente chamado de Aribé.
A unidade escolar passou a contar com novos banheiros masculino e feminino, com espaços adaptados; construção de um novo almoxarifado, foi construído uma sala de jogos, a sala do grêmio estudantil, dos professores, laboratórios de Química e de Informática, biblioteca, sala de direção e banheiros para funcionários.
Para garantir que a escola seja inclusiva, foi posto em prática um projeto de acessibilidade, contendo banheiros para pessoas com deficiência (PcDs), rampas de acesso à quadra e pisos de alta resistência, além da revisão geral das instalações hidrossanitárias e elétrica. Para que a escola fosse climatizada por completo, foi posto em prática um projeto de aumento da carga elétrica contando com novo sistema de fiação, melhoria e aumento da potência do gerador elétrico. Toda escola recebeu um sistema de combate a incêndio, além de novos quiosques no centro de convivência da parte externa.
Na ampliação da infraestrutura de serviços, foi construída uma nova casa de lixo, melhoria dos muros e pintura geral.
Histórico
O Colégio Estadual General Siqueira é uma instituição educacional pertencente à Rede Estadual de Ensino, sendo seu mantenedor o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc/SE), estando jurisdicionado à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), oferta a educação básica nos termos da legislação educacional vigente.
A unidade foi criada conforme Decreto nº 231 de 6 de agosto de 1950 e atualmente oferece o Ensino Fundamental, Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Ejaem), no turno noturno. É, portanto, um espaço constituído pelas dimensões humana, pedagógica, cultural, política, social, econômica, administrativa. Todas estas entrelaçadas.
O bairro e o nome da escola
Siqueira Campos, também conhecido pelo seu antigo nome Aribé, é um bairro da zona oeste de Aracaju. Limita-se ao norte com o 18 do Forte, a leste com o Getúlio Vargas, Pereira Lobo e Cirurgia, a oeste com o América, José Conrado de Araújo e Novo Paraíso, e ao sul com o Ponto Novo. É um dos maiores e mais populosos bairros da cidade e fica localizado próximo ao centro comercial de Aracaju.
Foi somente após a Revolução de 1930 que o bairro passou a se chamar Siqueira Campos, sendo essa uma homenagem a Antônio de Siqueira Campos, militar que participou da Revolta dos 18 do Forte. A homenagem foi um ato do interventor de Sergipe, general Augusto Maynard Gomes.
Na região havia uma grande produção de vasos de cerâmica, os aribés, que deram origem ao primeiro nome do logradouro. Por volta de 1915, a Rede Ferroviária Federal chegou a Aracaju e o bairro recebeu as instalações principais do aparato ferroviário. Houve o consequente surgimento de algumas oficinas para manutenção dos trens, trilhos e equipamentos ferroviários. Em função disso, o local passou a ser conhecido também como Bairro das Oficinas.
Fonte: Governo de Sergipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário