Comunidade escolar marca presença na entrega do Colégio Estadual Eduardo Silveira, em Itabaiana

 Nova estrutura beneficiará mais de 760 alunos matriculados

A tarde desta quarta-feira, 20, foi de festa para a comunidade escolar do Colégio Estadual Eduardo Silveira, em Itabaiana. O motivo de tamanha alegria foi a entrega da reforma, ampliação e modernização desta segunda unidade escolar entregue no município, somente no ano de 2023, com orçamento da ordem de R$ 3.426.348,55.

Contando com 760 alunos matriculados e com previsão de aumentar o público beneficiado, o antigo prédio do Colégio Estadual Eduardo Silveira deu espaço a uma moderna unidade escolar com amplas salas, biblioteca, laboratórios de ciências, novo auditório, que garantem mais conforto para os alunos e qualidade no ensino. Como parte da melhoria na infraestrutura de apoio pedagógico, foi construída a sala de professores; novos laboratórios de informática; uma sala multiuso, reivindicações antigas dos profissionais e alunos que passam parte do dia na escola.

“A reforma, ampliação e modernização da nossa escola, além de acolher os alunos de maneira satisfatória, em 2024, também vai facilitar muito o trabalho de monitoria. Agora, os alunos contam com ambientes tranquilos, seguros e bem equipados para contribuir com os estudos”, comemorou o aluno e monitor de Biologia, Alisson Brito.

Para a aluna e monitora de Português, Yasmin Nogueira, a escola também passou a ser mais inclusiva e acolhedora com um projeto de acessibilidade, contando com modernos banheiros adaptados para PCDs, rampas de acesso e pisos de alta resistência. “Há dois anos, quando cheguei aqui era outra escola. Hoje, nos sentimos bem acolhidos e bem equipados para fazer a nossa educação avançar ainda mais”, destaca a estudante.

A unidade escolar agora conta com nova infraestrutura de serviços, como blocos de banheiros masculino e feminino; construção de depósito; das despensas de materiais perecíveis e não perecíveis; da casa de lixo e de gás. Para garantir que a escola seja um ambiente seguro e protegido, as instalações contam com sistema de combate a incêndio e pânico, além da revisão geral da cobertura do prédio. Com o objetivo de promover uma escola mais acolhedora, o prédio recebeu aumento da carga elétrica com novo sistema de fiação, melhoria e aumento da potência do gerador elétrico, para que salas de aulas e ambientes coletivos fossem climatizados.  

Além disso, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade escolar e do entorno da escola, o Eduardo Silveira recebeu um anexo com moderna quadra poliesportiva com vestiários. O espaço não somente servirá para intensificar a prática dos esportes, como lazer e eventos pedagógicos. Construída em estrutura pré-moldada em concreto armado; a quadra de esportes coberta recebeu pisos de alta resistência além da instalação de equipamentos esportivos, contando com vestiários masculino e feminino e colocação de luminárias de sobrepor com lâmpadas de LED de 20 watts.

Na avaliação da diretora Janice Sampaio, o sonho de toda a comunidade escolar é dispor de uma escola tão atrativa quanto o Eduardo Silveira. “Hoje, nós podemos afirmar que temos uma escola de excelência, com professores qualificados, alunos comprometidos e equipamentos modernos, inclusive com todas as salas de aula climatizadas. Hoje, portanto, é um dia importante para a nossa comunidade, pois marca o início de um novo tempo”, frisa a gestora.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, aproveitou a ocasião para lembrar que as obras do Eduardo Silveira iniciaram no início de 2023 e estão sendo entregues à sociedade itabaianense no mesmo ano. “É o nosso presente de Natal para os filhos de Itabaiana. Uma escola de cara nova, bonita, moderna e atrativa para os nossos alunos”, afirma Zezinho Sobral

Histórico da escola

O Colégio Estadual Eduardo Silveira foi criado pelo Decreto Lei nº 329, de 11 de março de 1970, e somente recebeu o autorizo de funcionamento para o Ensino Fundamental do primeiro grau (1ª a 4ª série) através da Resolução nº 37/76 de 20 de maio de 1976, e o Ensino Fundamental do segundo grau (1ª a 8ª série) através da Resolução nº 238 de 09/12/2004. Com a crescente demanda da comunidade e aumento de alunos que passavam do Ensino Fundamental para o Médio, o Conselho Estadual de Educação autorizou a oferta do Ensino Médio através da Resolução nº 349/CEE de 18/12/2008.

Atualmente o Colégio Estadual Eduardo Silveira funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo a uma clientela de 760 alunos, sendo 689 no Ensino Médio convencional e Novo Ensino Médio, 71 alunos no Ensino Fundamental. A equipe diretiva é composta por: diretora, Janice de Jesus Sampaio; secretária, Taciana Andrade Teles; coordenadores, Rafael Pina Lima, Ana Paula Rocha Vital Araújo e Denise Santana Meneses Oliveira. O Corpo docente é composto de 48 profissionais, contando com um quantitativo de 10 servidores, e 5 vigilantes.

Eduardo Gonçalves Silveira

A tradicional escola de Itabaiana tem como patrono o empreendedor e fazendeiro Eduardo Gonçalves Silveira, que pertencia a uma das mais tradicionais famílias da antiga Vila, família esta que tinha parentesco com Tertuliano Manoel de Mesquita, importante político do Partido Conservador local, que por diversas vezes ocupou mandatos na Câmara de Vereadores e Assembleia Provincial.

Eduardo Gonçalves Silveira nasceu no povoado Terra Vermelha, na antiga Vila de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, casou-se no ano de 1896 com Teotonila Perpedigna da Silveira na cidade de Maruim. Em 8 de março 1899 nasce o seu filho mais ilustre, José Mesquita da Silveira, conhecido como Zeca Mesquita do Cartório, figura bastante conhecida em Itabaiana por ter introduzido na cidade o cinema popular, a iluminação elétrica e o automóvel – Ford Double Phaethon – 1926.

No ano de 1933, Itabaiana perdeu o seu filho ilustre, Eduardo Silveira, com apenas 67 anos vítima de colapso cardíaco, sendo sepultado no Cemitério Santa Izabel, em Aracaju.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages