Representando o Governador Fábio Mitidieri, Secretário de Educação Zezinho Sobral entrega Espaço poliesportivo é entregue à população de São Domingos

A quadra do Centro de Excelência Emeliano Ribeiro é a 30ª obra da Educação entregue em 2023, finalizada em seis meses de serviço

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entregou na quinta-feira, 28, mais uma obra que beneficia o desporto escolar sergipano, especialmente, a juventude do município de São Domingos, no Agreste do estado: a quadra poliesportiva do Centro de Excelência Emeliano Ribeiro. Esta é a 30ª obra concluída para a Educação durante o ano de 2023, dentre elas, dez escolas e mais 19 quadras e espaços multiesportivos.

O espaço com quadra, vestiários, área de convivência e bicicletário era uma reivindicação antiga, não somente da comunidade escolar, mas também da população de São Domingos, que tem no equipamento um ponto de referência para treinos de esportes, atividades pedagógicas e de lazer, além dos ensaios da banda marcial e de fanfarra da unidade de ensino.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, juntamente com familiares do homenageado; do diretor do centro de excelência, André Menezes, e do prefeito da cidade, José Vagner Alves, descerrou a placa de inauguração e disse sentir-se com o dever cumprido, ao entregar a 30ª obra em 2023. “Nós demos a ordem de serviço a 16 obras como essa e já inauguramos a maioria delas. A obra começou em março deste ano e já entregamos a quadra com qualidade, contando com vestiários e bicicletário. Essa quadra é um espaço de integração com a comunidade e será um ambiente participativo, interativo, e a comunidade será amiga da escola, porque cuida do prédio onde nossos filhos estudam. Vamos mais adiante anunciar a ampliação da escola”, disse.

Construída pela empresa MJD Construções em seis meses de obra, o Governo de Sergipe investiu R$ 861.726,58 na estrutura pré-moldada de concreto, com cobertura e vestiários masculinos e femininos com acesso a pessoas com deficiência, para que o espaço seja utilizado de forma acolhedora e renda mais resultados ao esporte regional.

O diretor André Menezes Oliveira reconhece que a quadra otimizará as práticas esportivas dos 496 alunos e eventos pedagógicos. "Antes era um estacionamento pouco utilizado, agora o espaço é 50% da escola para que utilizemos em todas as atividades", avalia. A fim de que a construção fosse possível, o terreno recebeu a estrutura de drenagem pluvial com calhas de alumínio. O concreto pré-armado foi erguido e instalado piso de alta resistência, pavimentação externa, demarcação com pintura da quadra de esportes e proteção de nylon das muretas.

Os jogos e atividades noturnas são possíveis graças aos investimentos feitos na instalação de cabos, eletrodutos e disjuntores, inclusive instalação de refletores em LED de 200 watts, mas concreto armado somente dá sustentação a estrutura e necessita de equipamentos esportivos. O Governo de Sergipe disponibilizou, além das demarcações de todo o espaço de acordo com os esportes, os equipamentos, como traves de futsal, basquete e vôlei.

O aluno Vinicius Barreto, do 3° ano, disse que a partir da inauguração da quadra o grupo artístico que ele coordena poderá ensaiar. “Pretendemos realizar apresentações artísticas, saraus, shows de talentos, a quadrilha junina. Vai ser bastante útil, até para minicompetições e os jogos internos”, disse.

A área recreativa compõe o elenco de 30 obras entregues pelo Governo de Sergipe em 2023, as quais contemplam dez escolas totalmente reformadas e ampliadas e 20 quadras esportivas localizadas em escolas e equipamentos, com investimento total de R$ 70.909.976,71. A entrega visa a qualificar os espaços esportivos em todo o estado, com os objetivos de promover lazer e qualificar o esporte como incentivador de boas práticas e do esporte de alto rendimento com treinos em locais adequados.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages