O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, fez balanço dos principais programas exitosos da secretaria no ano de 2023
A convite da Academia Sergipana de Educação, a equipe da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) participou da Conferência Mensal da instituição, realizada na tarde da terça-feira, 23, no auditório da Academia Sergipana de Letras, em Aracaju. Na ocasião, foram apontadas as principais ações e políticas públicas de Educação realizadas no ano de 2023 e perspectivas para 2024.
O responsável por proferir a palestra foi o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, que aproveitou para fazer um balanço dos principais programas exitosos da secretaria, a exemplo do Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe (Acolher), Prêmio Escola Destaque, Jogos da Primavera, Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei), Alfabetizar pra Valer, Pré-Universitário (Preuni), Educação Nota 10, Educação em Tempo Integral, Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin), Alimentação Escolar, dentre outros.
A conferência também contou com a presença do secretário-executivo da Seduc, Marcel Rezende, dos diretores regionais de educação e técnicos da pasta.
"Foi uma honra conversar com esses grandes mestres que têm um enorme legado na história da educação sergipana e apresentar todos os avanços e os resultados durante o ano de 2023 e nossos projetos para 2024. Foi um ano de muitas transformações concretas realizadas por nossos diretores, técnicos e professores que resultaram no fortalecimento do ensino-aprendizagem e na efetivação destes programas. Agradeço aos amigos da Academia Sergipana de Educação pelo convite para apresentar os resultados do último ano da Seduc. Momento importante de diálogo, aprendizado e transparência", salientou Zezinho Sobral.
O presidente da Associação Sergipana de Educação, Jorge Carvalho, que foi gestor da pasta da Educação, relembrou as sementes plantadas anteriormente para o ensino de Sergipe e elogiou a forma moderna que a educação tem ganhado nesta atual gestão.
"Muitos profissionais contribuíram para a implementação de muitos sonhos. Fico muito feliz em ver a atual gestão da Seduc fazendo a diferença e colocando em prática novos sonhos que estão se tornando reais. É visível o avanço da educação sergipana. É gratificante ver todo o cuidado e o zelo que o secretário Zezinho Sobral tem com a educação, o diálogo e o comprometimento com essa pasta tão desafiadora e, ao mesmo tempo, encantadora. É notório ver os grandes resultados", afirmou o professor Jorge Carvalho.
Já o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Humberto Gonzaga, afirmou se sentir muito feliz com o que escutou durante a sessão. "Trata-se de projetos importantes, que garantem uma maior inclusão e qualidade de ensino para nossas crianças e jovens da rede pública estadual", destacou.
Para o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento, o encontro foi muito produtivo. "Diante do que foi exposto, podemos confirmar que a Educação de Sergipe está em boas mãos. O secretário demonstrou conhecimento e comprometimento com o que faz. Desejamos que o ano de 2024 traga ainda mais frutos, em benefício da nossa juventude", disse.
O desembargador Edson Ulisses de Melo franqueou a palavra para discorrer sobre dois temas que considera relevantes para a educação sergipana: a justiça restaurativa na promoção de uma cultura para a paz no ambiente escolar e a atenção especial para com os projetos de inclusão, diversidade e respeito à cultura dos povos ancestrais.
"Diante do secretário de Estado da Educação, venho expressar o meu contentamento com os rumos que a nossa educação pública tem seguido, e aproveito a ocasião para trazer luz ao debate sobre questões que considerado de extrema relevância, qual seja, a promoção de projetos e ações que reforcem o comprometimento desta gestão no que tange a promoção de ambientes escolar mais seguros e inclusivos para que jovens", frisou.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário