Encontro pretendeu dialogar sobre soluções na oferta do transporte escolar para alunos da rede pública federal, enquanto se formula o regime de colaboração entre Estado e União na perspectiva do ensino profissionalizante à luz do Novo Ensino Médio
Buscar soluções com base legal para o transporte de estudantes matriculados no Instituto Federal de Sergipe, as quais estejam respaldadas no regime de colaboração entre as redes de ensino federal, estadual e municipais, foi a temática principal do encontro realizado nesta quinta-feira, 4, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, em Aracaju. A reunião mediada pelo secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, e pelo secretário executivo da Seduc, Marcel Resende, contou também com representantes do Legislativo de Aracaju, diretores do IFS, estudantes, professores e técnicos das duas redes de ensino.
Como há o encaminhamento no ordenamento jurídico brasileiro de que é de competência do Governo Federal o transporte escolar de estudantes matriculados nos institutos federais, mas que as tratativas em nível federal caminham para o regime de colaboração entre os entes federado e estaduais, quanto ao ensino profissionalizante no Novo Ensino Médio, o secretário Zezinho Sobral ouviu a todos, destacou que a Seduc está de portas abertas para dialogar, que assegura o transporte escolar aos alunos da rede pública estadual de ensino com quase 600 veículos e que está disposto a encontrar soluções compartilhadas com base legal para o transporte dos alunos da rede estadual e que também estão matriculados no instituto federal.
“Queremos restabelecer o regime de colaboração entre alunos da rede pública estadual com o Instituto Federal na construção de uma educação profissionalizante conjunta. Enquanto esse termo e essa relação não se estabelecem, vamos fazer um aditivo de cooperação. São questões administrativas a serem resolvidas de forma que a gente possa contribuir com o Instituto Federal. O regime de colaboração é importante, e a Secretaria de Estado da Educação coloca-se à disposição do Instituto Federal para fortalecer o ensino público de Sergipe”, afirmou Zezinho Sobral.
O diretor do IFS São Cristóvão, Marco Arlindo Amorim Melo Nery, disse ter a ciência da competência do transporte escolar de estudantes federais e que a questão não é uma problemática somente sergipana. Ele argumentou que há tratativas em nível federal para o caso, porém, ampliou o diálogo pedindo que encontrassem soluções paliativas para a manutenção do transporte de estudantes.
Ainda em sua fala, Marco Melo Nery afirmou que vai levar à direção geral do Instituto Federal soluções indicadas pela Seduc, e classificou a reunião como proveitosa. “Foi além do que eu esperava. Acho que a gente saiu daqui com alguns encaminhamentos”, afirmou.
Representando os estudantes do IFS São Cristóvão, a aluna de Biologia, Vitória Prado, interveio no diálogo dizendo que os estudantes querem unir forças na perspectiva da resolução do transporte escolar. “A gente agradece o espaço que o Estado deu para todos nós e pela solução. É uma vitória para todos os estudantes terem encontrado soluções e dividido com o IFS também outras soluções permanentes”, afirmou.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário