Secretário Zezinho Sobral acompanha embarque da primeira turma do 'Sergipe no Mundo' para intercâmbio internacional

 Iniciativa pioneira do Governo do Estado possibilita que estudantes da educação pública façam uma imersão linguística e cultural em outros países 

Emoção e alegria marcaram o embarque dos 30 primeiros alunos da rede estadual de ensino contemplados pelo programa ‘Sergipe no Mundo’, que foram nesta sexta-feira, 16, para intercâmbio cultural na Inglaterra, Irlanda e Espanha. A viagem marca a história da Educação pública no estado, por ser a primeira turma que, com investimento do Governo do Estado, vai além das salas de aulas sergipanas e passará por uma imersão cultural e linguística.

A intercambista Juhlia França de Aragão, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, em Aracaju, disse que anotará no tablet disponibilizado pelo 'Sergipe no Mundo' as principais conquistas e memórias da viagem de 30 dias na Inglaterra. "Quero aperfeiçoar meu inglês e retornar com o acesso garantido a uma faculdade de lá. Vou aproveitar a oportunidade que estou tendo", planejou.

Do Centro de Educação Profissionalizante Agonalto Pacheco, em Neópolis, a aluna intercambista Emilly Matias, disse "estar caindo a ficha agora". Prestes a embarcar para a Irlanda, a jovem destacou que a sexta-feira já ficou marcada na memória. "A expectativa é grande. Vou aproveitar os estudos, os passeios, minha família de lá", destacou.

Enquanto os alunos planejavam os sonhos a realizar, a emoção tomava conta dos corações também dos pais e responsáveis. A mãe Patrícia dos Santos não segurou as lágrimas de emoção e alegria por acompanhar a filha Laisa Gabrielle, do Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, na primeira viagem internacional. "A semana foi de muita conversa, de orientação, de choro, mas sei que é uma realização dela e da minha também", contou. 

No dia 15 de novembro, mais 19 alunos farão o check-in no aeroporto de Aracaju em direção aos Estados Unidos e ao Canadá, contabilizando o total de 49 jovens contemplados pelo programa neste semestre.

Trajetória de viagem


O programa Sergipe no Mundo, inicialmente, teve 180 jovens classificados de acordo com edital público. Logo depois, veio o sorteio público com os 50 nomes dos intercambistas, os primeiros encontros, a emissão de documentos e a entrega dos kits de viagem. Cada intercambista recebeu um kit composto de uma mala com capacidade de 23kg, um tablet, mochila, agasalho (blusão e calça), necessaire, porta-documentos, camiseta, squeeze e a bandeira de Sergipe. Além de tudo isso, a bagagem está composta pela vontade de conhecer um novo país, pela experiência que vai adquirir e pelo aperfeiçoamento de outro idioma. 

Na fase final do processo, houve uma desistência, por isso viajam nesta primeira fase 49 jovens. A previsão é que a cada semestre 50 estudantes ingressem no ‘Sergipe no Mundo’.

"É uma experiência de vida fantástica, rara, espero que eles possam ganhar conhecimento, cultura, viver outra história que marca para toda a vida. Que essa primeira turma seja uma inspiração para outros jovens. Essa é a primeira turma, porque o programa é semestral, ou seja, 100 alunos por ano" afirmou o governador Fabio Mitidieri, ao desejar boa viagem a todos os intercambistas.

Internacionalização da educação pública 


O programa ‘Sergipe no Mundo’, lançado em junho pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), tem a missão de internacionalizar a educação pública e proporciona aos estudantes da rede pública a experiência única de estudar em outro país, conhecer novas culturas, costumes e obter um estudo mais aprofundado dos idiomas inglês, espanhol e francês. Esse programa tem como objetivos valorizar e incentivar o aprendizado de uma segunda língua durante o ensino médio, além de fortalecer os laços de cooperação por meio do intercâmbio estudantil.

O secretário de estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, esteve presente para abraçar cada um dos intercambistas e familiares. Ele agradeceu a toda a equipe Seduc que há mais de um ano trabalha para que esse o intercâmbio seja um momento de conhecimento e oportunidade.  

Ele lembrou que cada estudante tem um sonho a concretizar, que viajarão acompanhados de monitores da Seduc e da empresa contratada, e tem estudantes de todo o estado. "São jovens que embarcarão para o mundo e o mundo retornará com eles. É virar uma chave, porque esses jovens retornarão com outro potencial", destacou o secretário. 

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seduc, Eliane Passos, expressou o quanto é importante e gratificante esse processo de internacionalização. "É um marco para a educação pública, porque entra para a história como o primeiro grupo. Muitos estudantes viajam pela primeira vez e, se conversarmos com cada um deles, veremos que todos falam de realização de sonhos. Eles sabem o que estão fazendo aqui e o que querem viver", salientou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages