A matrícula será de 8 a 24 de janeiro em três fases e o programa Barriguinha Cheia assegurará o acolhimento nutricional por meio do dejejum a 120mil alunos
O governador Fábio Mitidieri anunciou nesta quarta-feira, 8, o início das matrículas da rede estadual de ensino. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual lançou o programa de segurança alimentar e acolhimento nutricional Barriguinha Cheia. As informações foram detalhadas durante coletiva de imprensa no Colégio Estadual João Batista Nascimento, conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro.
O Colégio Estadual João Batista Nascimento foi escolhido pelo Governo do Estado para servir de palco do anúncio do programa Barriguinha Cheia, uma vez que o diretor da unidade, Dilson Gonzaga, já executava a ideia por iniciativa própria. “É uma ideia nossa, que iniciamos em 2019, e agora o Estado adotou e replicará em toda a rede. Ficamos felizes com a dimensão que esse trabalho ganhou, porque ele entrará justamente em unidades onde a comunidade em volta é bastante vulnerável”, informou o pedagogo.
De acordo com o governador Fábio Mitidieri, a rede estadual de ensino tem passado por significativas reformulações, com escolas climatizadas e reformadas, o que aumenta a procura por vagas. A segurança alimentar nas escolas comprova o empenho do governo em ofertar ensino e acolhimento de qualidade aos alunos. “A Educação é uma pasta muito importante para este governo. O ‘Barriguinha Cheia’ é a prova de que nos dedicamos a cada detalhe. É um programa atento às necessidades de nossas crianças, que terão acesso a sua primeira refeição do dia com o ‘Barriguinha Cheia’”, observou.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, detalhou o que é necessário para realizar a matrícula na rede pública. “Iniciamos hoje as matrículas da rede pública estadual como um todo. Na primeira semana, ela está direcionada para os alunos da própria rede. Na semana seguinte, a gente faz o remanejamento e na terceira serão as matrículas de novos alunos”, descreveu.
Fases da matrícula
As matrículas acontecem de 8 a 24 de janeiro, por meio do portal matriculaonline.seduc.se.gov.br. Na primeira fase, de 8 a 10 de janeiro, será feita a renovação de matrícula do estudante já matriculado na rede estadual, realizada na própria escola. Na segunda, de 15 a 17 de janeiro, é o período da transferência de estudantes da rede, por meio do portal. A terceira fase, de 22 a 24 de janeiro, é destinada à matrícula do estudante que deseja ingressar na rede.
A rede estadual fechou o ano de 2024 com 163 mil estudantes matriculados, nas 318 unidades escolares distribuídas nos 75 municípios. Para 2025, serão ofertadas aproximadamente 165 mil vagas em toda a rede. As matrículas são feitas 100% online, no portal matriculaonline.seduc.se.gov.br. As aulas terão início no dia 6 de fevereiro.
A dona de casa Sabrina Nascimento tem uma filha matriculada no Colégio Estadual João Batista Nascimento e esteve nesta quarta-feira na unidade escolar para renovar a permanência da adolescente na unidade de ensino. “É uma escola muito boa. Minha filha passou para o sétimo ano e trouxe toda documentação para renovar”, contou.
Barriguinha Cheia
O programa Barriguinha Cheia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), que assegurará o desjejum a cerca de 120 mil estudantes da rede, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar. Com o investimento total de R$ 3.623.370,00 para 2025, o ‘Barriguinha Cheia’ abrangerá 212 escolas de ensino fundamental e médio.
A meta é oferecer até o final do primeiro ano de implementação uma refeição matinal balanceada a 100% dos estudantes matriculados na rede, priorizando cardápios nutritivos e a inclusão de alimentos provenientes da agricultura familiar local.
O programa busca, portanto, garantir que todos os estudantes iniciem o dia e cheguem na escola alimentados, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário