Secretário de Educação Zezinho Sobral prestigia posse da Professora Eliane Passos como nova presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe

 O professor José Sebastião dos Santos Filho será o vice-presidente para o biênio 2025-2026.  A posse reuniu educadores, familiares dos conselheiros e profissionais da área.


A Sala Villa-Lobos, do Conservatório de Música de Sergipe, foi palco, na noite da última quinta-feira, 16, da sessão de posse dos conselheiros Eliane Passos Santana e José Sebastião dos Santos Filho, eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE-SE) para o biênio 2025-2026. A solenidade contou com a presença dos membros do colegiado, além de ex-conselheiros, amigos e familiares. A eleição da nova presidência aconteceu em dezembro de 2024, por unanimidade dos 16 membros do Conselho.

Em seu pronunciamento, a nova presidente do CEE-SE, Eliane Passos, agradeceu aos presentes e reafirmou seu compromisso com a educação sergipana, relembrando sua trajetória e contribuições como conselheira em dois mandatos consecutivos e como ex-presidente do CEE-SE. “Hoje, retorno à esta condição de presidente com compromisso, zelo, cuidado e o mesmo entusiasmo da professora que gostava de buscar, nas entrelinhas dos normativos legais e infralegais, o amparo necessário para a resolução de problemas da vida escolar”, afirmou.

Na ocasião, o vice-presidente do CEE-SE, José Sebastião dos Santos Filho, lembrou que, anos atrás, quando se tornou conselheiro pela primeira vez, foi recebido pela então presidente Eliane Passos. “Se hoje consigo fazer algum tipo de diferença, seja na prática como conselheiro ou na vida, é porque tive bons professores, e Eliane Passos foi uma delas. Para mim, é uma honra fazer parte desta presidência ao lado dessa mulher e profissional ímpar”, comentou.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, prestigiou a solenidade e destacou as qualidades profissionais dos empossados. “São dois nomes extraordinários para a educação sergipana. A professora Eliane Passos é uma mulher com conhecimento especializado e uma história de vida dedicada à educação, voltada para diversas ações em prol de uma educação de qualidade, com uma personalidade forte, mas, ao mesmo tempo, sensível às necessidades das escolas de Sergipe. Já o professor Sebastião, que formará essa parceria com Eliane, trará aos sergipanos a tranquilidade e a certeza de que seus cuidados e ações irão preservar o que há de melhor na educação do nosso estado, avançando naquilo que é necessário”, ressaltou o secretário.

Nova Presidência

A conselheira Eliane Passos, presidente eleita do CEE-SE, é graduada em Letras-Português pela Universidade Federal de Sergipe (1995) e possui especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Negócios de Sergipe (2006). Atualmente, é diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). É conselheira do Conselho Estadual de Educação, do qual foi presidente por dois mandatos (2011 e 2012), conselheira do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação em Sergipe (Fundeb ), professora de Legislação Educacional em cursos de especialização na área de Educação, vice-presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) – Região Nordeste (2011/2012) e membro titular do Fórum Estadual de E

O professor José Sebastião Santos Filho, eleito conselheiro vice-presidente, é formado em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo, com especialização em Direito Educacional pela mesma instituição e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) pela Universidade Federal de Sergipe. Possui formação técnica em Tratamento de Problemas Emergentes da Depressão pela Harvard Medical School. Foi coordenador do Centro de Práticas em Psicologia e do curso de Psicologia da Faculdade Pio Décimo, além de assessor da direção geral. Atualmente, ocupa o cargo de procurador-geral da Faculdade Pio Décimo e é vice-diretor da Faculdade Pio Décimo de Canindé de São Francisco (Fapide). Integra a diretoria da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Sergipe e é membro da Câmara de Ensino Superior da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino. Também é membro do Conselho Estadual de E.

O Conselho

O Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE-SE), órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado, foi instituído pela Lei Estadual nº 1.190, de 5 de junho de 1963, em atendimento à Lei Federal nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que fixava as diretrizes e bases da educação nacional

Reconhecido como uma Casa de Referência no campo educacional sergipano, o CEE-SE tem como principais atribuições normatizar o sistema de ensino do estado de Sergipe, credenciar instituições, autorizar o funcionamento de cursos e instituições, viabilizar a regularização da vida escolar, apurar denúncias relativas estabelecimentos de ensino e fornecer orientações. Atualmente, o CEE-SE conta com 16 membros titulares que compõem o colegiado, representando a educação básica e o ensino superior, público e privado, em cumprimento às Constituição Federal e do Estado de Sergipe.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages