Evento aborda como educação básica pode se tornar sustentável, inclusiva, transformadora e inovadora, capaz de preparar as novas gerações para os desafios do século XXI
Sergipe participou da programação da Jornada Bett Nordeste, um dos maiores eventos educacionais do Brasil, que ocorre até o dia 28 de agosto, em Recife. O estado foi representado pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral. O evento reúne mais de 60 palestrantes nacionais e internacionais que debatem os avanços e o futuro da educação básica brasileira.
Com o tema ‘Uma Nova Aprendizagem para Construir Futuros Regenerativos’, a iniciativa aborda transformações para uma educação básica cada vez mais sustentável, inclusiva, transformadora e inovadora, capaz de preparar as novas gerações para os desafios do século XXI. Zezinho Sobral compôs o painel que marcou a solenidade de abertura, ao lado de Cláudia Valério, diretora geral da Bett Brasil, José Ricardo Dias Diniz, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco, e Ciro Guimarães, jornalista da TV Guararapes.
“Momento de muito conteúdo, compartilhamento de vivências e troca de experiências com especialistas em educação do Brasil e do mundo para, juntos, fortalecermos a educação básica e preparar crianças e jovens para o futuro. A Bett Nordeste congrega gestores, educadores, pesquisadores do setor educacional na discussão de temas relevantes como inovação pedagógica, inclusão, tecnologia educacional e os desafios enfrentados pelas redes públicas e privadas de ensino”, destacou Zezinho Sobral, que também é presidente do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed).
Além do tema central, a Bett Nordeste se desdobra em quatro eixos principais que norteiam a programação: convivência, consciência, cuidado e criação, com a proposta de estimular uma reflexão profunda sobre como a escola pode se reinventar diante dos desafios contemporâneos, buscando práticas pedagógicas mais humanas, criativas e inclusivas.
“Nos reunimos com diversos especialistas em educação para discutir as últimas tendências e inovações em educação. A ideia é debater a ‘nova aprendizagem’ reforça a urgência de repensar o que, como e para quê ensinamos, reconhecendo que a regeneração dos futuros começa, necessariamente, por transformar a maneira como educamos”, afirmou Cláudia Valério.
A Jornada também aborda os desafios das gestões públicas e o uso de financiamentos inteligentes para garantir qualidade na educação, gestão mais humanizada nas escolas, a modernização da rede pública, competências midiáticas e relação entre saúde socioemocional e aprendizagem.
A programação inclui, ainda, debates sobre implementação da inteligência artificial de forma responsável nas escolas, estratégias de educação financeira significativa para os estudantes e reflexões sobre engajamento, protagonismo e o desenvolvimento das competências do século XXI.
A Jornada Bett Nordeste 2025 é uma plataforma de diálogo e troca de experiências para fortalecer a educação pública e privada da região e do país, evento com o apoio de entidades como a Secretaria de Educação do Recife, Consed, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e representações do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco em diversos estados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário