Secretário Zezinho Sobral entrega instrumentos musicais a banda marcial da rede pública estadual de ensino

 Ao todo, serão contempladas 108 bandas musicais escolares. Entrega simbólica aconteceu durante a inauguração da reforma do Colégio Ivo do Prado


O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou, nesta sexta-feira, 1º, a entrega de novos instrumentos para a banda marcial do Colégio Estadual Prof. Arício Fortes, localizado na capital sergipana. Junto ao governador do estado, Fábio Mitidieri, o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, concedeu os novos instrumentos ao gestor da unidade escolar, Ricardo Monteiro, durante a cerimônia de inauguração da reforma do Colégio Estadual Ivo do Prado, no bairro 18 do Forte, em Aracaju.

A entrega simbólica de instrumentos, que representa todas as 108 unidades escolares que já foram contempladas até o momento, reforça, ainda, o compromisso da Seed com a educação pública e com a promoção da música e da arte como ferramenta de transformação social.

“Nós estamos realizando uma mobilização de recuperação das fanfarras, e, para isso, adquirimos instrumentos novos. Hoje estamos entregando mais um kit, desta vez para o Arício Fortes. Com um investimento de mais de R$ 4 milhões, a gente continua priorizando tudo que está relacionado à educação, em todas as suas vertentes, e a música faz parte da formação do aluno”, destaca o secretário da Educação, Zezinho Sobral.

Para o diretor do Colégio Estadual Prof. Arício Fortes, Ricardo Monteiro, a entrega dos recursos musicais contribuirá com um pedido frequente de seus alunos. “Eu estou na gestão do Arício desde o ano de 2019, e desde a gestão anterior, a diretora já havia me dito que a banda marcial havia acabado há um bom tempo. E quando eu entrei lá, os alunos me procuraram, dizendo que queriam desfilar e ir para a avenida. É uma oportunidade muito grande e eu só tenho a agradecer. A gente vai movimentar a escola com esse projeto e vai ser muito positivo”, compartilha Ricardo.

Incentivo à música

Com um investimento total de R$ 4.621.362,00, foram adquiridos: 1.000 bombos, 300 caixas tenor, 200 quítons (tenor), 300 liras de alumínio com talabarte, 400 pares de pratos de bronze e 300 metalofones glockenspiel. Além disso, foram adquiridos 9.500 pares de peles para manutenção dos bombos e caixas e 600 baquetas, a fim de garantir a durabilidade e o uso contínuo dos instrumentos ao longo dos anos. Ao todo, somam-se 2.500 instrumentos musicais adquiridos, dos quais 1.506  já chegaram às escolas.

“Com o investimento que foi feito para os instrumentos, nós priorizamos as escolas que estavam desfilando sem banda própria e aquelas que ainda estavam em formação. Então, o Arício Fortes é uma das escolas que estavam desfilando há anos com bandas de outras escolas, e agora eles vão receber os próprios instrumentos para montar sua própria banda, e poder participar do ensaio geral a partir do mês que vem. Isso vai possibilitar que os alunos tenham mais contato com a música, e que essa questão venha a ser mais trabalhada nas escolas”, expressa o coordenador do Núcleo de Música da Seed, Max Matias.

Para a diretora do Colégio Estadual Ivo do Prado, Magali Barros Viegas, que também já recebeu instrumentos, a banda é algo que enriquece a escola, por atrair mais alunos e por proporcionar que eles não tenham tempo ocioso e passem a fazer parte de um “momento coletivo de interação e que, futuramente, essa banda possa ser um indutor até mesmo de um trabalho profissional na música”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages