Quadra do Centro de Excelência Nelson Resende estimula cidadania e atividades coletivas no povoado São Mateus, em Gararu

 Governo de Sergipe entregou à população na sexta-feira, 2, a quadra, os vestiários e a arquibancada da escola, completamente reformados e ampliados, com investimento de R$ 1.234.183,33


Treinos, escolinhas de esportes, feiras e olimpíadas são algumas das atividades realizadas na quadra poliesportiva do Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque, no povoado São Mateus, distante mais de 32km da sede de Gararu. Essas ações fazem parte de um projeto da escola com o objetivo de promover a interação entre alunos, pais, professores e a comunidade em geral, aprimorando o sentimento de pertencimento e de zelo e trazendo novas ideias da coletividade. Para que todos sejam ainda mais beneficiados, o Governo de Sergipe entregou à população na sexta-feira, 2, a quadra, os vestiários e a arquibancada da escola, completamente reformados e ampliados, com investimento de R$ 1.234.183,33.

De acordo com o professor de Educação Física da unidade escolar, João Manoel, a escola desenvolve projetos de futsal, com destaque para a categoria feminina, inclusive com premiações dentro e fora do Estado. Com a construção dos vestiários masculinos e femininos, o centro de excelência poderá desenvolver, de forma mais acolhedora e profissional, atividades esportivas que demandem mais tempo, planejamento e acessibilidade.

O professor diz que a comunidade escolar está ansiosa para intensificar os treinos. “Quando a quadra foi fechada para reforma, coloquei a mão na cabeça. Aqui é referência, não só para a comunidade de São Mateus, mas também para a Barriguda e a comunidade da Várzea Nova. O esporte aqui é forte, e temos até uma escolinha de esporte da comunidade”, contou.

Comunidade e escola

O Centro de Referência, atualmente, tem 193 alunos matriculados, e é um exemplo de integração entre a população e comunidade escolar, principalmente no zelo ao patrimônio público. A diretora Elizabete Cristina Souza Santos destacou a entrega da quadra como um momento festivo e de cidadania, já que se configura como um incentivo à formação de todo o povoado.

“Sempre tivemos a quadra, mas ela não dava para realizar todas as atividades que queríamos. Oferecemos o futsal, temos vários troféus e agora vamos oferecer outras modalidades esportivas, como o basquete, o vôlei e o queimado. Os professores já estão se preparando e vamos diversificar. É um incentivo muito grande para a comunidade”, pontuou.

Novas intervenções

Antes de inaugurar a quadra, o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, conheceu todos os compartimentos da escola, conversou com professores e servidores e se reuniu com os alunos jovens protagonistas da unidade escolar. Ele ouviu atentamente as reivindicações e demandou providências, a exemplo do projeto de aumento da carga elétrica para climatização da escola, melhoria dos equipamentos do laboratório de Química e mais armários para os alunos.

Ele também enfatizou a importância do esporte escolar, principalmente quando envolve a comunidade. “Temos a realização dos maiores Jogos da Primavera de todos os tempos, com mais de 10 mil atletas inscritos e mais de 470 escolas. As competições estão a todo o vapor. Esses números se materializam com a entrega desses equipamentos para o esporte escolar. Quando trazermos o esporte para a comunidade, ajudamos na formação educacional, fortalecemos princípios importantes da coletividade e da possibilidade de competir de forma sadia e equilibrada. Essa entrega é importante, porque são 11 quadras entregues e mais 14 ordens de serviços, fora as que já estão em construção. O esporte chega com muita força no estado”, afirmou.

Fonte: Governo de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages