Seduc e Senai alinham estratégias para otimizar o ensino profissionalizante e tecnológico

Visita técnica aconteceu nesta terça-feira, 19

 Representantes da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estiveram reunidos nesta terça-feira, 19, em Aracaju, com o intuito de estreitar uma parceria que garanta formação profissional e tecnologia para os estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Será analisado o portfólio de cursos do Senai, a exemplo dos cursos técnicos e na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), além de observar os arranjos produtivos dos territórios sergipanos, as formas e modalidades de ensino de cada curso, a estrutura dos centros profissionalizantes estaduais e os diversos fatores que garantam aos estudantes que estão cursando ou concluindo o ensino médio a opção de serem inseridos no mercado de trabalho.

O secretário de estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, acompanhado do secretário executivo da Seduc, Marcel Resende, conheceu o Laboratório Conceito e se reuniu com a equipe da gerente de Educação Profissional do Senai, Silvia Delmondes. “Fizemos uma visita técnica de integração para validar aquilo que já conhecemos: a qualidade do ensino, o nível dos profissionais que o Senai tem e a qualidade que é proporcionada à formação dos jovens”, afirmou.

O gestor da Educação Estadual lembrou que Sergipe está na iminência do desenvolvimento industrial na área de gás e petróleo e, segundo Zezinho Sobral, há todo um ciclo econômico em torno desses investimentos, e que “o Senai será um instrumento fortíssimo na constituição da mão de obra qualificada para Sergipe. “A formação feita pelo Senai e todo o Sistema S tem o reconhecimento do MEC. E se tem uma formação técnica pelo Senai, será muito bom para os nossos jovens. Estamos trabalhando nessa direção”, destacou.

A gerente de Educação Profissional, Silvia Delmondes, explicou o portfólio de cursos e reafirmou o compromisso do Senai em prol da qualidade da educação profissional do Estado, já que a retomada da parceria com o Governo do Estado poderá ampliar o número de matrículas gratuitas para a juventude. “O Senai abre suas portas e se coloca à disposição para que sejam discutidas as possibilidades de parcerias”, disse.

A gestora ainda informou que os cursos ofertados pelo Senai poderão ser interligados ao Ensino Médio. “O nosso objetivo é que o Estado se desenvolva trazendo mais sustentabilidade por meio da educação profissional dos jovens. Que eles possam ser autônomos e mais comprometidos com sua subsistência ou consigam ser inseridos no mercado de trabalho mais rapidamente”, avaliou.  

Fonte: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages