Secretário de Educação Zezinho Sobral percorre unidades da Rede Estadual de Nossa Senhora da Glória e sinaliza avanços

 Escola Estadual Padre Léon Gregório, Escola Estadual Professora Evangelina Azevedo,  Colégio Estadual Cícero Bezerra e Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa foram as unidades visitadas

A gestão da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) acompanha passo a passo todas as ações nas 318 escolas da rede estadual de ensino e verifica todos os detalhes nas estruturas para garantir o pleno funcionamento da educação sergipana. 

Em mais uma passagem pelo sertão sergipano, o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, acompanhado do diretor da Regional de Educação 9, professor Antônio Santana, e de técnicos do Departamento de Engenharia da Seduc, esteve no município de Nossa Senhora da Glória e visitou a Escola Estadual Padre Léon Gregório, a Escola Estadual Professora Evangelina Azevedo, o Colégio Estadual Cícero Bezerra e o Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa.

“Nosso trabalho não é feito apenas dentro de gabinete. A gestão precisa percorrer as escolas, comunidades escolares, conversar com alunos, professores, pais, diretores. É dessa forma que percebemos os detalhes que precisam ser revistos e melhorias que devem ser feitas para garantir estrutura de qualidade a fim de que todas as equipes desenvolvam suas atividades e deem resultados no processo ensino-aprendizagem”, afirmou Zezinho Sobral.

O primeiro encontro aconteceu na Escola Padre Leon Gregório, unidade que conta com quase 600 alunos matriculados no ensino Fundamental Menor – do 1º ao 5º ano. O gestor verificou a estrutura, dialogou com a equipe gestora sobre as ações pedagógicas exitosas na instituição e verificou todas as necessidades.

“O secretário ouviu nossos pedidos, as necessidades e as solicitações para 2024. Parabenizou pela condução da gestão pedagógica, práticas exitosas e trabalhos inspiradores selecionados no ano de 2023”, afirmou a diretora Glaucia Silva.

Já no Colégio Estadual Cícero Bezerra, unidade com mais de 1.300 alunos matriculados entre Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a equipe da Seduc percorreu toda a escola, visitou as salas de aula, constatou a climatização em funcionamento e foi ver de perto o resultado da substituição do telhamento da quadra de esportes.

No último dia 11 de novembro, Nossa Senhora da Glória foi surpreendida com uma forte ventania que destelhou parte da quadra do Colégio Estadual Cícero Bezerra. De imediato, a direção da instituição procurou a Diretoria Regional de Educação (DRE 9), que acionou o setor de Engenharia da Seduc, que já enviou uma equipe ao colégio para solucionar o problema.

“O setor de engenharia foi muito célere. No mesmo dia do ocorrido, os técnicos já estiveram aqui e, durante uma semana, todo o telhamento da quadra foi substituído”, recordou a gestora Glezia Costa.

Em seguida foi a vez de visitar o Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, unidade de ensino médio em tempo integral em Nossa Senhora da Glória. A instituição também oferta ensino regular noturno. Foi uma das primeiras unidades escolares da rede pública estadual de ensino a receber melhorias ao aderir ao ensino médio em tempo integral e, hoje, é uma das maiores referências no alto sertão sergipano.

Os mais de 600 alunos contam com salas climatizadas, refeitório, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, cordelteca, quadra com vestiários, salas de recursos e muito mais.

“O Manoel Messias conta com muitos projetos de pesquisas, e os alunos se empenham bastante. A unidade também tem se destacado com resultados no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e no Sisu [Sistema de Seleção Unificada], reflexo de toda a preparação ofertada pela equipe diretora e pela equipe de professores. Nossos alunos também têm se destacado no protagonismo juvenil. Hoje, por exemplo, o jovem Akires Matheus está em Brasília onde representa Sergipe no Congresso Nacional, resultado do programa Parlamento Jovem Brasileiro. São muitos resultados que nos enchem de orgulho”, afirma o diretor da DRE 9, professor Antônio Santana.

A última parada da gestão da Seduc em Nossa Senhora da Glória deu-se na Escola Estadual Evangelina Azevedo, unidade que oferta o ensino fundamental nos anos iniciais e anos finais. São cerca de 300 alunos na instituição.

“Nossa escola precisa de uma ampliação necessária, visto que a tendência é ter um aumento no número de matrículas. O ano de 2023 foi muito positivo. Todas as solicitações feitas à gestão foram atendidas e não faltou alimentação escolar. Nosso estoque sempre foi reposto com precisão, e as merendeiras preparam tudo com muito carinho”, explicou a diretora Mayanne Alexandre.

“Analisamos toda a estrutura do Evangelina e, de fato, precisa de melhorias para dar mais qualidade aos estudantes. O setor de Engenharia vai elaborar um projeto de reforma, ampliação do prédio e da parte esportiva. Esperamos, o quanto antes, que possamos atender à demanda dessa criançada, que já adora a escola e quer aproveitar muito mais”, destacou o secretário Zezinho Sobral. 

Fonte: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages