Secretário de Educação Zezinho Sobral e dialoga com Google for Education sobre soluções tecnológicas no ambiente escolar

 Inovações perpassam por ferramentas de engajamento do aluno e formação de professores


Com o objetivo de dialogar sobre as melhores ferramentas tecnológicas que se adequem ao ambiente escolar da rede pública estadual de ensino de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) recebeu nesta terça-feira, 5, representantes do Google For Education no Brasil, do Tiradentes Innovation Center e da Colaborativa.

O secretário de Estado da Educação em exercício, gestor Marcel Rezende, pautou a reunião destacando que todo projeto tecnológico para a Educação deve ser visto não somente na esfera administrativa, mas como uma ferramenta de equidade pedagógica. “Não podemos fugir da realidade tecnológica na escola, mas a mesma tecnologia que gera soluções pode causar mais exclusão. Temos cautela e planejaremos da melhor forma possível adequadamente a realidade da nossa rede”, ressaltou.

A líder de Educação Pública do Google for Education Brasil, Marici Marchini, fez uma linha histórica, desde o salto tecnológico na educação vivenciado no período da pandemia até as novas ferramentas para engajar alunos na formação e transformação de professores. Ela completou a fala sobre os três pilares do Google For Education, pautados na identificação digital de cada aluno, na economia de tempo dos professores com soluções tecnológicas, formação e transformação e em equipamentos que se diferenciam por ter um conceito de gerenciamento personalizado.

O CEO da Colaborativa, Beni Kuhn, instituição parceira do Google For Education que desenvolve soluções tecnológicas, apresentou cases de sucesso e destacou que a tecnologia existe há mais de 30 anos na escola, mas o diferencial da atualidade são as soluções para o engajamento do aluno e a formação baseada na transformação dos professores.

Entraram na pauta a infraestrutura de acesso à internet em Sergipe, o regime de colaboração com os municípios, dispositivos de segurança de dados e armazenamento, monitoramento de projetos, equidade e letramento tecnológico.

Participaram também o presidente do Unit Innovation Center, Domingos Sávio Machado; o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Setor Público da Colaborativa, Caio Marini; o diretor pedagógico da Colaborativa, José Dutra Neto; os professores de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais da Seduc, Clotildes Farias de Souza, Erbson Rodrigues de Oliveira e Everton Pereira; o técnico da Assessoria de Informática e Tecnologia da Seduc, Adilson Andrade; e os assessores Maryvan Silveira e Cleudo Melo.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages